SURIYA - Vídeo promocional

A Educação pela Arte - para onde vamos?

Até quando a disciplina de expressão dramática / teatro permanecerá sem pertencer a nenhum grupo disciplinar? Se para leccionar esta disciplina é preciso licenciatura e profissionalização, porquê a discriminação nos concursos? Até quando continuarão professores desqualificados a leccionar esta disciplina na escola, apenas por fazerem parte do quadro?

A dramatização espontânea é uma brincadeira em que a criança representa ou improvisa uma história ou situações de uma história (cenas que ela inventou ou lhe contaram), com suas próprias palavras (linguagem), gesto (mímica) e movimentação (marcação).Tudo sob a orientação do(a) professor(a).Na dramatização escolar este elemento é essencial, pois é o professor(a) quem sugere o tema que é tema de determinada matéria. Da maneira de encaminhar e orientar o assunto é que se vai ver o grau de maior ou menor espontaneidade demonstrada pela criança na dramatização.

Ler texto integral sobre a importância da dramatização nos 2º e 3º ciclos da escola e o papel do professor nesse trabalho, aqui.

Comentários