Avançar para o conteúdo principal

Historial


A Ditirambus - Associação Cultural de Pesquisa Teatral foi fundada em 1996 com o objetivo de desenvolver atividades culturais ligadas ao Teatro, desde montegens de espetáculos até ações socioculturais, cursos e workshops.
E, desde a sua fundação, tem tido uma atividade ininterrupta, contando já com dezenas de montagens no seu currículo. Realizou também diversas leituras encenadas e sessões de poesia. Com a Ditirambus trabalhou e continua a trabalhar um vasto número de pessoas, desde encenadores, atores e técnicos, passando por estagiários de cursos de teatro e animação sociocultural.

A associação tem-se igualmente empenhado em trabalho de âmbito social, sempre tendo a expressão dramática e cultural por base, o qual já exerce há vários anos e continua a praticar. Incluem-se, nestas ações socioculturais, as sessões de Teatro Fórum, os ateliês infantis e seniores e a colaboração com escolas no desenvolvimento de atividades extracurriculares de teatro.

A Ditirambus colabora ainda com outras instituições parceiras, em projetos e parcerias de dinamização social e cultural, integrando, por exemplo, a Comissão Social de Freguesia de São João - Lisboa. Estabeleceu já protocolos com outras entidades, desde instituições públicas (Câmara Municipal de Lisboa, por exemplo, juntas de freguesia, empresas municipais, etc.) até outras associações ou instituições ligadas ao serviço social.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

DITIRAMBUS: TEMPORADA 2018/2019 E NOVA DIREÇÃO

A Ditirambus esteve hoje reunida. Discutimos ideias, conversámos sobre a nova temporada que aí vem, a temporada 2018/2019, com novas produções, novos eventos e algumas novidades para os nossos espectadores. Também hoje iniciou funções a nova Direção, constituída por Carlos Alves, Joana Martins Lourenço e Rúben Silva. Os anteriores membros da Direção, Onivaldo Dutra de Oliveira e Célia Figueira mantêm-se nos órgãos sociais da Associação (ver lista completa dos órgãos sociais em baixo).
A Ditirambus é um projecto teatral com uma história grande. Os vinte e três anos da companhia estão recheados de grandes produções, várias deslocações pelo país, muitos autores, outros tantos atores que por aqui passaram. Estivemos nas Gaivotas, o actual Pólo Cultural das Gaivotas, em Lisboa, sim, essa foi a nossa sede, no início; agora, ensaiamos na zona mais ocidental da cidade; e é também aí que desenvolvemos e vamos manter uma forte ligação à Comunidade e às Freguesias daquela zona de Lisboa.
Esta his…

ESPETÁCULO DE HUMOR COM JOÃO SEABRA - ABERTURA DA TEMPORADA 2018/2019

A nossa temporada 2018/2019 vai ter uma programação, no mínimo, ambiciosa; acima de tudo, espera-nos muito trabalho. Pois, queremos começar este tempo com uma festa e partilhá-la com o público, com muito boa disposição. Decidimos que ia ser assim. Juntem-se a nós, comprem já o vosso bilhete, a lotação é limitada.
Convidámos o humorista João Seabra para uma noite de comédia, em Lisboa. O espectáculo terá lugar no dia 8 de Setembro, no Auditório da SFUCO, nos Olivais.
Contamos, nesta festa, com o patrocínio da Teresa Marques e do Carlos Cruz, da Remax.

Teatro Fórum como Vocação, Festival como Consequência

A Ditirambus realizou hoje o seu 4º Fest' Fórum, em co-produção com a Escola Secundária Eça de Queirós (há três anos que esta parceria se mantém). Foi, mais uma vez, um sucesso, quer no que toca à adesão e participação do público quer no que se refere à qualidade dos trabalhos. No total, foram apresentadas oito peças de teatro fórum, por parte de grupos de escolas de Portugal e Espanha e associações de âmbito social e cultural.

O Fest' Fórum é uma iniciativa da Ditirambus que surge naturalmente da nossa ligação ao trabalho de âmbito social, sobretudo (mas não só) com jovens. A nossa experiência em Teatro aliada à vocação de intervenção social que, há largos anos, vimos desenvolvendo, fez com que a técnica de Teatro Fórum se impusesse de uma forma natural. Daqui até à promoção de um festival dedicado a este tipo de teatro foi um passo. Um passo que nos traz até à 4ª edição consecutiva. A vontade, no fim deste dia, é que, no próximo ano, venha a quinta. Mas ainda temos um ano pe…