Avançar para o conteúdo principal

MARCO MASCARENHAS






Co-fundador e colaborador da DITIRAMBUS - Associação Cultural e de Pesquisa Teatral.

  • Formado pelo Curso Superior de Artes Cénicas da Pontifícia Universidade Católica e Fundação Teatro Guaíra – Curitiba – Paraná Brasil.

  • Profissional de Teatro há mais de vinte anos como Actor , Encenador e Professor.

  • Formador de Formadores.

  • Trabalhou como preparador físico, coreógrafo, cenógrafo, director de actores, maquilhador, criador de luz e banda sonora de vários espectáculos.

  • Encenações a destacar:
    A Dama das Camélias de Alexandre Dumas Filho; Frei Luis de Sousa de Almeida Garret; Rotação de vários autores; Rimbaud - Une Saison En Enfer de Paulo Venturelli; A Outra Face de vários autores; No Natal A Gente Vem Te Buscar de Naum Alves de Souza; O Despertar da Primavera de Frank Wedekind; A Cantora Careca de Eugène Ionesco; A Casa de Bernarda Alba de Federico Garcia Lorca; A Amante de Onivaldo Dutra; Um Dia na Vida de Uma Criança de Onivaldo Dutra; Sonho de Uma Noite de Verão de William Shakespeare; O Rei está a Morrer de Eugène Ionesco; O Corvo de Afonso Sastre; Pluft, O Fantasminha de Maria Clara Machado; O Frio que Faz na Cama de António Manuel Revez.

  • Actuações a destacar:
    Doce Deleite de Mauro Rasi, Vicente Pereira e outros autores; Lisistrata de Aristófanes; Navalha Na Carne de Plínio Marcos; A Fada Que Tinha Ideias de Fernanda Lopes de Almeida; O Verdadeiro Assassinato (Towards Zero - A Hora H) de Agatha Christie; A Boa Alma Do Belo Assassino de César Almeida; A Moda De Viola E Bala de Enéias Lour; Qorpo Santo de José Joaquim de Campos Leão; Ópera Carmen De Bizet. Encenação de Sérgio Brito; O Olho Azul Da Falecida (Loot) de Joe Orton; Besame Mucho de Mário Prata; As Bruxas De Salém de Artur Muller; A Ópera Dos Três Vinténs de Bertold Brecht; O Veneno Do Teatro de Rodolf Sirera; Humor Aos Pedaços de vários autores; A Serpente de Nelson Rodrigues; Adivinha Quem Vem Para Morrer de Rafael Ferreira; Morte no Parque de Yukio Mishima; O Rei está a Morrer de Eugène Ionesco.

  • Cinema
    “Flash” Protagonizou o curta metragem com a realização e argumento do realizador Carlos Santana, uma produção da P35 e Panavideo.

  • Autor e Formador dos Cursos “Uma Voz para o Actor”, “A Voz e o Texto Dramático”, “Ser Actor”, “Atelier de Teatro - Tornar-se Actor” e “Técnicas Teatrais para Empresários” no formato de Workshops de Teatro nas seguintes entidades:
    · Teatro Ibérico de Lisboa
    · Teatro Bocage – Lisboa
    · Cia de Teatro Magia e Fantasia – Lisboa
    · Casa Mansão de Marvila – Lisboa
    · Teatro Ribeiragrandense, São Miguel – Açores
    · Cia Contigo Teatro, Funchal – Madeira
    · Cia de Teatro Palha de Abrantes, Teatro São Pedro – Abrantes
    · Sociedade de Instrução e Recreio Os Pimpões – Caldas da Rainha
    - Formador de professores na Área das Expressões dos seguintes Centros de Formação:
    · Centro de Formação António Sérgio da Escola Secundária Prof. Herculano de Carvalho - Lisboa.
    · Centro de Formação de Professores de Loures / Sacavém.
    · Centro de Formação José Pereira Tavares da Escola João Afonso da Cidade de Aveiro.
    · Centro de Formação de Professores da Moita da Escola Mousinho da Silveira - Conselho da Moita.
    · Centro de Formação do SPGL - Sindicato dos Professores da Grande Lisboa (Delegações de Lisboa, Santarém, Caldas da Rainha, Tomar, Évora e Beja.).
    · Centro de Formação de Professores de Salvaterra de Magos.
    · Centro de Formação de Professores do Instituto Irene Lisboa – Lisboa e Beja.
    · Centro de Formação de Professores do S.P.M. – Sindicato dos Professores da Madeira – Funchal
    · Centro de Formação de Professores de São Miguel e Santa Maria – São Miguel (Ponta Delgada, Vila Franca do Campo, Ribeira Grande, Lagoa) e Santa Maria (Vila do Porto)- Açores
    · Centro de Formação Associação de Escolas do Faial, Pico, Flores e Corvo (Horta - Faial) – Açores
    · Centro de Formação da APPI – Associação Portuguesa dos Professores de Língua Inglesa.

  • Autor e Formador dos Cursos de “Técnicas Teatrais Aplicadas ao Professor”, “Uma Voz para o Professor” e “Voz e Comportamentos” nas seguintes entidades do Ensino Superior:

    · Universidade Técnica de Lisboa (ISCSP, ISA, IST)
    · Universidade Nova de Lisboa (Várias Faculdades)
    · Instituto Superior Técnico de Setúbal (EST)
    · Instituto Politécnico da Guarda (ESTG)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

DITIRAMBUS: TEMPORADA 2018/2019 E NOVA DIREÇÃO

A Ditirambus esteve hoje reunida. Discutimos ideias, conversámos sobre a nova temporada que aí vem, a temporada 2018/2019, com novas produções, novos eventos e algumas novidades para os nossos espectadores. Também hoje iniciou funções a nova Direção, constituída por Carlos Alves, Joana Martins Lourenço e Rúben Silva. Os anteriores membros da Direção, Onivaldo Dutra de Oliveira e Célia Figueira mantêm-se nos órgãos sociais da Associação (ver lista completa dos órgãos sociais em baixo).
A Ditirambus é um projecto teatral com uma história grande. Os vinte e três anos da companhia estão recheados de grandes produções, várias deslocações pelo país, muitos autores, outros tantos atores que por aqui passaram. Estivemos nas Gaivotas, o actual Pólo Cultural das Gaivotas, em Lisboa, sim, essa foi a nossa sede, no início; agora, ensaiamos na zona mais ocidental da cidade; e é também aí que desenvolvemos e vamos manter uma forte ligação à Comunidade e às Freguesias daquela zona de Lisboa.
Esta his…

ESPETÁCULO DE HUMOR COM JOÃO SEABRA - ABERTURA DA TEMPORADA 2018/2019

A nossa temporada 2018/2019 vai ter uma programação, no mínimo, ambiciosa; acima de tudo, espera-nos muito trabalho. Pois, queremos começar este tempo com uma festa e partilhá-la com o público, com muito boa disposição. Decidimos que ia ser assim. Juntem-se a nós, comprem já o vosso bilhete, a lotação é limitada.
Convidámos o humorista João Seabra para uma noite de comédia, em Lisboa. O espectáculo terá lugar no dia 8 de Setembro, no Auditório da SFUCO, nos Olivais.
Contamos, nesta festa, com o patrocínio da Teresa Marques e do Carlos Cruz, da Remax.

Teatro Fórum como Vocação, Festival como Consequência

A Ditirambus realizou hoje o seu 4º Fest' Fórum, em co-produção com a Escola Secundária Eça de Queirós (há três anos que esta parceria se mantém). Foi, mais uma vez, um sucesso, quer no que toca à adesão e participação do público quer no que se refere à qualidade dos trabalhos. No total, foram apresentadas oito peças de teatro fórum, por parte de grupos de escolas de Portugal e Espanha e associações de âmbito social e cultural.

O Fest' Fórum é uma iniciativa da Ditirambus que surge naturalmente da nossa ligação ao trabalho de âmbito social, sobretudo (mas não só) com jovens. A nossa experiência em Teatro aliada à vocação de intervenção social que, há largos anos, vimos desenvolvendo, fez com que a técnica de Teatro Fórum se impusesse de uma forma natural. Daqui até à promoção de um festival dedicado a este tipo de teatro foi um passo. Um passo que nos traz até à 4ª edição consecutiva. A vontade, no fim deste dia, é que, no próximo ano, venha a quinta. Mas ainda temos um ano pe…