Avançar para o conteúdo principal

Notícias - APROTED REIVINDICA IGUALDADE PARA A EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

A APROTED - Associação de Professores de Teatro Educação tem lutado contra a publicação do Decreto-Lei n.º 35/2007 que, de acordo com a Associação, veio "proibir as escolas de contratarem professores para as disciplinas artísticas, bem como para as áreas técnicas e profissionais, para um número de horas superior a meio horário lectivo". Numa petição pela revogação daquele Decreto-Lei, a APROTED acusa o Ministério da Educação de continuar "a discriminar algumas áreas artísticas, caso do Teatro e da Dança, não criando lugares de quadro nem carreira profissional para os docentes destas disciplinas que leccionam nas escolas do ensino regular público". E, adiantam, "os poucos docentes que, por legislação especial, tiveram acesso a quadro de escola vêem-se agora impedidos de aceder à categoria de professor titular".
Neste âmbito, uma delegação da APROTED foi recebida pela deputada do Partido Socialista Luísa Santos, que garantiu o seu apoio e o de alguns outros deputados do partido às reivindicações dos professores de Teatro Educação. A deputada comprometeu-se a apresentar, na próxima sessão legislativa, um novo projecto de resolução que concilie as propostas da APROTED com a posição do Ministério da Educação.

Outras notícias: - Dia da Língua Portuguesa celebrado na Escola Eça de Queirós com a presença de Cavaco Silva
- A Educação pela Arte - para onde vamos?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

DITIRAMBUS: TEMPORADA 2018/2019 E NOVA DIREÇÃO

A Ditirambus esteve hoje reunida. Discutimos ideias, conversámos sobre a nova temporada que aí vem, a temporada 2018/2019, com novas produções, novos eventos e algumas novidades para os nossos espectadores. Também hoje iniciou funções a nova Direção, constituída por Carlos Alves, Joana Martins Lourenço e Rúben Silva. Os anteriores membros da Direção, Onivaldo Dutra de Oliveira e Célia Figueira mantêm-se nos órgãos sociais da Associação (ver lista completa dos órgãos sociais em baixo).
A Ditirambus é um projecto teatral com uma história grande. Os vinte e três anos da companhia estão recheados de grandes produções, várias deslocações pelo país, muitos autores, outros tantos atores que por aqui passaram. Estivemos nas Gaivotas, o actual Pólo Cultural das Gaivotas, em Lisboa, sim, essa foi a nossa sede, no início; agora, ensaiamos na zona mais ocidental da cidade; e é também aí que desenvolvemos e vamos manter uma forte ligação à Comunidade e às Freguesias daquela zona de Lisboa.
Esta his…

ESPETÁCULO DE HUMOR COM JOÃO SEABRA - ABERTURA DA TEMPORADA 2018/2019

A nossa temporada 2018/2019 vai ter uma programação, no mínimo, ambiciosa; acima de tudo, espera-nos muito trabalho. Pois, queremos começar este tempo com uma festa e partilhá-la com o público, com muito boa disposição. Decidimos que ia ser assim. Juntem-se a nós, comprem já o vosso bilhete, a lotação é limitada.
Convidámos o humorista João Seabra para uma noite de comédia, em Lisboa. O espectáculo terá lugar no dia 8 de Setembro, no Auditório da SFUCO, nos Olivais.
Contamos, nesta festa, com o patrocínio da Teresa Marques e do Carlos Cruz, da Remax.

Teatro Fórum como Vocação, Festival como Consequência

A Ditirambus realizou hoje o seu 4º Fest' Fórum, em co-produção com a Escola Secundária Eça de Queirós (há três anos que esta parceria se mantém). Foi, mais uma vez, um sucesso, quer no que toca à adesão e participação do público quer no que se refere à qualidade dos trabalhos. No total, foram apresentadas oito peças de teatro fórum, por parte de grupos de escolas de Portugal e Espanha e associações de âmbito social e cultural.

O Fest' Fórum é uma iniciativa da Ditirambus que surge naturalmente da nossa ligação ao trabalho de âmbito social, sobretudo (mas não só) com jovens. A nossa experiência em Teatro aliada à vocação de intervenção social que, há largos anos, vimos desenvolvendo, fez com que a técnica de Teatro Fórum se impusesse de uma forma natural. Daqui até à promoção de um festival dedicado a este tipo de teatro foi um passo. Um passo que nos traz até à 4ª edição consecutiva. A vontade, no fim deste dia, é que, no próximo ano, venha a quinta. Mas ainda temos um ano pe…